fbpx

Gestão de Poder

O que é Poder

Poder. Um termo ao redor do qual giram muitos mitos, medos, desejos, receios e ambições. Há quem o relacione com autoritarismo, há quem o deseje com todas as suas forças, há também quem não saiba que já o possui.

Desmistificando oPoder

Em primeiro lugar, precisamos delimitar os tipos de poder aos quais nos referimos aqui e desmistificá-los. Aqui, trataremos do que chamaremos simplificadamente de poder pessoal e poder hierárquico.

Poder pessoal é algo que todos temos ou, ao menos, potencialmente temos. Todos nós somos capazes, aptos, hábeis de transformar algo desejado em realidade. Seja algo interno ou externo. Seja o poder de nos fortalecermos internamente ou o de criarmos autoridade. Portanto, poder é bom e é necessário. Com ele, conseguimos efetivamente viver a tão sonhada vida extraordinária e deixar nossa contribuição para o mundo.

Já o poder hierárquico, é aquele existente nos sistemas nos quais estamos inseridos, seja na família, na empresa ou na sociedade. Compreender qual é o nosso posicionamento nos sistemas aos quais somos pertencentes e como funcionam as ordens desses sistemas é fundamental para assegurarmos ascensões saudáveis e duradouras.

Por isso, assumir que você é forte como indivíduo e hábil a ascender profissionalmente para obter o sucesso que deseja são alguns dos requisitos para a sua jornada como líder.

Não se trata daquele poder ruim, autoritário, de pessoas que utilizam de uma posição para obter vantagens ou impor medo sobre alguém numa condição mais frágil. Definitivamente, não. Trata-se, na verdade, de uma força interna, de um poder de fazer, de transformar, de causar impacto, de realizar!

É um poder que todos temos (ou potencialmente temos), o qual precisamos apenas despertá-lo e/ou administrá-lo.

Despertar e Administraro seu Poder

Apenas crer, imaginar, querer, desejar ou almejar conquistar algo não adianta de nada se nenhuma ação for posta em prática. Você precisa agir assertivamente e demonstrar coragem para exercer o seu poder e assumir a posição que você merece.

Despertá-lo, pois algumas pessoas têm receio do poder, se sentem bloqueadas, têm medo de crescer e perder suas conexões, seus relacionamentos, têm medo do desconhecido, do fracasso, ou simplesmente se estagnam numa zona de conforto, e com o despertar desse poder interno, suas forças para superar essas limitações crescem extraordinariamente.

E administrá-lo porque quando se está no topo, o poder atrai tanto coisas boas quanto ruins. As chances de tomar decisões equivocadas e cair são inúmeras! Administrar esse poder é uma necessidade se você quiser se manter no topo e ir para o próximo nível!

O mesmo acontece com o poder hierárquico. Nos sistemas empresariais ou familiares existe uma ordem de chegada, uma hierarquia, que precisa ser respeitada. Uma posição de poder pode lhe trazer autoridade para fazer acontecer, para resolver problemas, apontar rumos, decidir, delegar, inovar! Lhe dá comando, estima e influência em relação os seus.

Esse poder se evidencia quando alguém possui algo que outra pessoa necessita. E o interessante é que, sob a perspectiva inversa, aquele que necessita de algo que o outro possui também está em uma posição de poder, já que sem ele a relação não se estabelece. Por isso, o importante é buscar-se sempre o equilíbrio dessas relações, o equilíbrio entre o dar e o tomar.

Então, se em algum momento você se ressentiu do poder, talvez tenha chegado o momento de você tomar consciência de que ele é bom, é necessário e você também o possui.

Empoderar-se disso libera uma energia tremenda para você realizar o que deseja para sua vida!

PoderEmocional

Neste pilar, busca-se a tomada de total consciência do estado atual, quais são as limitações, os vícios emocionais que impedem o alcance dos sonhos, objetivos, metas. A partir daí, ferramentas são aplicadas para a mudança, a transformação ou a potencialização da vida do cliente, superando todos os impedimentos e fortalecendo as potencialidades.

Poder Técnico

Este pilar também é de fundamental importância. Nele, busca-se o aperfeiçoamento de habilidades técnicas de uma pessoa/profissional de alta performance. Viver e trabalhar em alta performance é adotar um estilo de vida focado no propósito e na visão extraordinária de futuro, desenvolvendo técnicas de fazer as coisas acontecerem, de pagar o preço necessário, fazendo isso sempre equilibrando todas as áreas da vida.

PoderHierárquico

Sejam sucessor e sucedido, líderes e liderados, executivos que almejam cargos superiores ou até mesmo o dono que deseja se manter no comando de uma organização, todos necessitam conhecer, compreender, internalizar e respeitar as 3 Leis Sistêmicas que regem qualquer organização, seja uma família ou uma empresa.

PoderSuperior

Somos seres biopsicossociais e espirituais/energéticos. E quando se fala em PODER, não há força maior do que quando uma pessoa sente-se conectada com algo superior, independentemente de religião. Ao empoderar-se dessa força, não há o que impeça alguém de conquistar o que deseja.

PARA GERIR O PODER NA SUA EMPRESA FAMILIAR

Para sua empresa alcançar sucesso duradouro, ela necessita de Gestores de Poder.
Uma empresa é um sistema formado por pessoas.
Possuir um mindset e uma visão sistêmica do todo e de suas particularidades, sabendo administrar os interesses da família, da gestão, do patrimônio e os conflitos de gerações, buscando sempre um propósito maior e uma construção de um legado sólido são requisitos básicos para um líder nos tempos atuais.
Sua empresa está preparada?

Chamado

Empresas com propósito

Guardião

Acompanhamento de atividades

Legião

Otimização de sucessão

Mande uma mensagem no Whatsapp!